O desmoldante é um produto químico utilizado para impedir a aderência de materiais nas superfícies dos moldes. Ele forma uma camada entre o produto fundido e o molde, facilitando a remoção do material, sem danificar ou fissurar o produto e o molde utilizado.
Ainda que esteja em contato direto com o material, o desmoldante não se mistura e não contamina a preparação.
Os agentes desmoldantes são principalmente de três tipos: externos, internos e semi-permanentes.
Os desmoldantes externos são aplicados externamente à superfície do molde, ao contrário dos agentes desmoldantes internos que são adicionados como aditivos diretamente à formulação da resina. Os semi-permantentes são aplicados em grandes volumes e aplicados a cada cura.
A Mirai Química está trazendo uma novidade para o mercado brasileiro de plástico, o MIRAI RM-440, que é um desmoldante interno em pó, isento de solvente, para aplicação no processo de rotomoldagem. Pode ser incorporado na fase de extrusão ou misturado no produto micronizado através de misturadores (ex; Dry Blending) ou manualmente.
Os agentes podem ser à base de solvente ou à base de água. Os desmoldantes à base de solvente possuem compostos orgânicos voláteis (VOCs) que não são amigáveis ao meio ambiente e causam poluição ao prejudicar a qualidade do ar. Já os à base de água estão cada vez mais sendo adotados por serem ecológicos.